Cada casal tem um perfil e diferentes expectativas para o casamento. E para cada um deles há o lugar ideal para a realização do evento. Mas, independente do perfil do casal, há alguns detalhes a serem observados para que o local atenda da melhor maneira possível às expectativas dos noivos e do que eles planejam para o seu dia.

Antes de fechar o contrato visite vários salões e observe os itens abaixo.

Estrutura

É importante ter uma estrutura adequada para receber seus convidados. São vários itens a serem observados (capacidade, número de banheiros, estacionamento, acessibilidade, área para fotos, espaço para profissionais e crianças etc).

Capacidade

Confiram antes de tudo qual é o número máximo de pessoas que o local comporta. Se não cabe o seu número de convidados ou se é muito grande para o seu casamento deve ser descartado. O ideal é que o local tenha uma capacidade um pouco maior que a sua lista de convidados.

Dica: Se seu número de convidados for exatamente o mesmo da capacidade do local considere a opção de fazer a marcação de mesas.

Plano B

Se a ideia é fazer a cerimônia ao ar livre no local verifiquem se as opções de plano B em caso de chuva agradam vocês.

Mobiliário

Verifiquem qual é o mobiliário de que o local dispõe. As mesas são redondas ou quadradas? Para 8 ou 10 lugares? Em que condição estão as cadeiras? Toalhas e guardanapos fazem parte do pacote? Mesas dos noivos, de buffet, de doces e de café estão inclusas? Há mobiliário de lounge?

Considere todos esses itens, pois se você não gostar de algum deles e quiser algo diferente terá que locar a parte, coisa que tem um custo extra.

Banheiros

Procurem saber se o local dispõe de uma pessoa que fique responsável pela limpeza e manutenção dos banheiros durante o seu evento. Nada mais desagradável que um banheiro sujo ou mal cuidado, com papel higiênico ou papel toalha faltando.

Também é importante que haja banheiro adaptado a cadeirantes e espaço de fraldário.

Detalhes a mais que fazem a diferença: espelhos grandes para que as convidadas possam se observar por inteiro e pufes ou poltronas para que elas descansem os pés enquanto esperam.

Ar condicionado

Nenhuma noiva quer ver seus convidados passando muito calor ou muito frio, não é? O sucesso da festa está diretamente ligado ao fato das pessoas se sentirem bem no local.  Sendo assim, é bem importante que o local conte com ar condicionado para que sua festa seja o mais agradável possível.

Estacionamento

Sempre é melhor quando o local já conta com estacionamento, mas quando isso não é possível, verifique se há a opção de valet ou outra forma segura de estacionamento para os convidados. Se a única opção for na rua considere ter seguranças para ficar de olho nos carros.

Acessibilidade

Rampas de acesso e banheiros adaptados são imprescindíveis para um bom salão de eventos. Mesmo que entre os seus convidados não haja nenhum cadeirante, sempre pode acontecer de uma pessoa mais velha ter dificuldades de locomoção.

Área para fotos

Após a cerimônia, antes do jantar ser servido, os noivos costumam tirar algumas fotos com os pais e padrinhos. Veja se o local da sua festa tem um espaço adequado para que suas fotos fiquem lindas.

Palco

Se forem contratar uma banda observe se o tamanho do palco comporta o número de músicos e instrumentos. Se possível, verifique com a banda pretendida antes mesmo de fechar o local.

Pista de dança

Casamento animado é sinal de pista de dança cheia. A pista de dança deve ter tamanho suficiente para que vocês possam dançar à vontade.

Isolamento acústico

Ninguém quer ter a festa interrompida porque a música está atrapalhando os vizinhos, não é? Se você quer uma festa sem preocupações verifique se o local conta com isolamento acústico.

Gerador

Hoje em dia além da luz ambiente as noivas colocam iluminação extra para modificar o ambiente. Além disso tem a banda e/ou DJ e também iluminação de pista que acabam por sobrecarregar a energia.

Fora isso, pode acontecer algum problema na rede elétrica justamente nesse dia e você correr o risco de ficar sem luz. Para não passar por esse tipo do problemas, o ideal é ver se o local tem gerador. Se não tiver, considere a possibilidade de alugar um.

Alvarás

Para não ter nenhuma dor de cabeça com o local contratado peça para ver se todos os alvarás de funcionamento estão em ordem, principalmente o do Corpo de Bombeiros.

Taxas extras

Verifique quais são as taxas cobradas pelo local no caso de avarias (quebra de copos, toalhas manchadas, número extra de pessoas etc). Há locais que exigem contratação de seguranças, serviço de manobristas.

Duração do evento

Você quer uma festa que dure até de manhã? Muitos locais tem restrição de horário, seja para a festa a acabar ou um máximo de horas que ela pode durar. É preciso verificar até que horas o local pretendido permite que a festa seja realizada.

Contrato

Todos os detalhes acima devem estar descritos em contrato para que você tenha a certeza de que tudo que foi combinado será executado no dia. Jamais combinem qualquer coisa que seja “de boca”. Pois corre-se o risco de que algo que foi sonhado com muito carinho não seja realizado da maneira esperada.

♡ Siga o Only Two ♡

 

 

 

 

 

 

 

 

♡ Compartilhe essa inspiração ♡

Sou apaixonada por histórias de amor! Quando organizo um casamento procuro conhecer a história do casal e colocar detalhes dela no contexto do casamento. Acho legal quando os convidados reconhecem o casal e sua história nos detalhes do evento.

Pin It on Pinterest