Festa para ser boa tem que ter boa música e boa comida, e é sobre a comida que falarei no post de hoje. Dando dicas para a escolha de um dos itens mais importantes do casamento, o buffet.

Cozinha

O primeiro item a ser observado é a cozinha, pois é lá que tudo será preparado.

  1. O local deve ter um nutricionista responsável.
  2. A cozinha deve ser toda azulejada em cor branca, iluminada e arejada.
  3. Observe a higiene do local. Deve ser impecável!
  4. Os funcionários devem usar toucas e uniformes brancos.
  5. As janelas devem ter telas para evitar entrada de insetos.
  6. Não pode utilizar utensílios de madeira (colher de pau, tábua de carne etc). Isso dificulta a higienização e facilita a contaminação cruzada.
  7. Observe o sistema de refrigeração para armazenar os produtos. Deve ser eficiente.
  8. Pergunte sobre quem fornece a matéria prima. Se é supermercado, fábrica. Peça as marcas que utilizam.
  9. Questione sobre o que é feito com a sobra das comidas. Jamais pode ser reaproveitado, porque comida de buffet geralmente tem muitos ingredientes sensíveis, como cremes, vinhos, que estragam rapidamente.
  10. Pergunte se os produtos são desinfectados antes de entrar na cozinha e como esse processo é feito. Pois não adianta ter todos os padrões de qualidade se a contaminação pode vir de fora.

Degustação

Marque uma degustação para conhecer o cardápio e sentir se o paladar agrada vocês.

Cardápios

Os buffets costumam trabalhar com diversas faixas de preço de cardápios, conforme o que cada um deles oferece. Por isso, verifique se o cardápio é flexível, isto é se vocês podem modificar os pratos conforme a preferência de vocês.

Como por exemplo:

Saladas: 03 tipos
Massas: 03 tipos
Carnes: uma carne, uma ave e um peixe
Acompanhamentos: 04 tipos

Deixem para escolher quais pratos farão parte do seu menu mais perto do casamento. E para fazer essa escolha, não deixem de fazer a degustação.  Quando essa escolha for feita, detalhe no contrato com o buffet quais foram os itens escolhidos.

Crianças

Cada buffet cobra de uma maneira diferente, em alguns deles não é cobrado de crianças até 06 anos e de 06 até 12 anos cobra-se metade do valor dos adultos.

Profissionais

Os profissionais que estão trabalhando também se alimentam. Há buffets que não cobram dos profissionais, outros cobram um valor menor e há aqueles que cobram o mesmo valor dos demais convidados.

Bebidas

Na maioria dos buffets água e refrigerante estão inclusas durante o jantar. Após o jantar passa-se a contar o consumo excedente.

Em geral, bebidas alcoólicas são à parte. Alguns buffets exigem que a cerveja seja contratada com eles e as demais bebidas podem ser levadas pelos noivos (compradas ou consignação).

Staff

Para que tudo funcione perfeitamente o buffet deve contar um bom staff, com número adequado de garçons, maitre, auxilares etc. Cada um desses profissionais tem um custo que é cobrado à parte do valor do cardápio. Esses valores devem ser especificados pelo buffet antes do fechamento do contrato.

Verifiquem se há um garçom exclusivo para atender os noivos, afinal, vocês são as estrelas do dia.

Contrato

Assim como falei no post sobre a escolha dos salões, todos os detalhes acima devem estar muito bem especificados em contrato. Essa é a garantia de que tudo que for combinado entre vocês e o buffet será cumprido.

(Imagem: The Knot)

♡ Siga o Only Two ♡

 

 

 

 

 

 

 

 

♡ Compartilhe essa inspiração ♡

Sou apaixonada por histórias de amor! Quando organizo um casamento procuro conhecer a história do casal e colocar detalhes dela no contexto do casamento. Acho legal quando os convidados reconhecem o casal e sua história nos detalhes do evento.

Pin It on Pinterest