A humanidade passou anos e anos sem nenhuma preocupação com o mundo que deixaria para as próximas gerações. E nos dias de hoje é impensável não ter o mínimo que seja de consciência ambiental. Hoje, dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e por isso, nada melhor que este dia para falar de Casamentos Sustentáveis.

Neste post vou mostrar que é possível fazer um belo casamento sem deixar de lado a preocupação com o ambiente.

Horário

Pra começar, case-se durante o dia e aproveite ao máximo a luz natural. Assim você diminui o impacto pelo uso de luz artificial.

Local

Uma das primeiras preocupações para qualquer casamento é a escolha do local onde tudo vai acontecer. Se possível realize tudo no mesmo lugar (cerimônia e recepção). Mas, se o seu sonho é casar na igreja, tenha o cuidado de escolher um salão para a recepção que seja próximo da igreja. A ideia é gastar o mínimo de combustível possível e com isso poluir menos.

Incentive os convidados a aderirem à carona solidária. Faça um site mostrando qual é o conceito do casamento. Através do site tente organizar grupos para a carona solidária.

Verifique quais atitudes sustentáveis são adotadas pelo local escolhido. Como por exemplo: reutilização de água, uso de produtos orgânicos, separação do lixo para reciclagem, entre outros.

Buffet

Na hora de montar o cardápio dê preferência a produtos da época (legumes, frutas, hortaliças etc). Verifique se o buffet dá prioridade aos produtores locais e se adquire produtos orgânicos.

Número de convidados

Nada de convidar todo mundo que você conhece pra fazer número ou por educação. Quanto mais gente, mais comida, mais bebida, mais convites e mais emissão de CO2.

Convite

O convite é o primeiro contato do seu convidado com o seu casamento. É através dele que seus convidados terão ideia do que vem pela frente. Por isso o convite para um Casamento Sustentável precisa estar dentro da proposta.

Não deixe de entregar o convite impresso como pede a etiqueta, porém, escolha papéis reciclados para toda a papelaria do evento. Também há opção de convites usando papel semente que se transforma numa flor quando plantado.


Convite: PapelSemente.com.br

Doces

Uma mesa de doces tradicional conta com vários docinhos e cada um deles com uma forminha de papel a ser jogada fora. Por que não optar por uma mesa de sobremesas como tortas, pudins, flans? As sobremesas podem ser servidas em belas travessas evitando tanto papel jogado fora.

Vale lembrar que se deve escolher ingredientes locais e da época para a produção das sobremesas. Procure opções de doces que tenham como ingredientes as frutas da estação.

Mesa de fechamento

Coloque chás e cafés orgânicos, biscoitos caseiros, sempre dando preferência para produtores locais.

Decoração

Procure floriculturas que priorizem a produção local e escolha as flores da época.

Depois de realizado o casamento veja a possibilidade de doar os arranjos utilizados para uma instituição de caridade. Combine previamente para que eles possam buscar os arranjos assim que o casamento acabar.

Outra possibilidade é transformar em adubo orgânico todas as flores utilizadas.

Lembrancinhas

Pense em lembrancinhas que sejam realmente utilizadas pelos convidados e que colaborem de alguma forma com o meio ambiente.

Um exemplo legal são as sacolas de pano conhecidas como Ecobags que evitam  o uso de sacolas plásticas. O modelo abaixo traz um papel explicando a importância do uso das sacolas de pano e ainda traz o símbolo da reciclagem em formato de coração.

Outras alternativas interessantes são pacotinhos com sementes de flores, chás orgânicos, vasinhos com ervas aromáticas, biscoitos feitos à mão por algum produtor local, pequenos frascos de compota ou mel oriundos de produtores locais. Enfim, são várias opções, é só colocar a cabeça pra funcionar e encontrar a que tenha mais a ver com o casal.

Trajes

Se você está se perguntando como escolher o vestido de noiva dos seus sonhos sem deixar de pensar no ambiente saiba que isso é totalmente possível. A estilista canadense Adele Wechseler possui uma linha de vestidos ecológicos. São vestidos cortados à mão, com utilização de tecidos como o cânhamo e seda orgânica, com elementos orgânicos de design e produzidos no Canadá, onde a estilista tem seu atelier, priorizando a mão de obra local.

As dicas para fazer o seu eco vestido são:

  • Procure uma estilista ou costureira na sua cidade. Pense local.
  • Escolha tecidos orgânicos: algodão, seda orgânica, cânhamo ou feitos a partir de fibras de garrafa pet.
  • Dê preferência a vestidos cortados e costurados à mão.
  • Peça à estilista que tenha preocupação quanto ao melhor aproveitamento do tecido para evitar desperdícios de material.
  • Depois do casamento reutilize o vestido, seja alugando para outras noivas ou reformando-o para que possa ser utilizado mais vezes.

Cálculo de emissão de gases

Você pode calcular quantas árvores seria necessário plantar para neutralizar as emições de CO2 gerados na realização do seu casamento. Clique aqui para acessar a ferramenta.

Pra quem fizer um site do casamento é legal colocar um link para essa ferramenta no site.

Compensação

Se não for possível um casamento 100% sustentável pense em ações de compensação ambiental. Se possível envolva seus convidados nelas. Novamente use o site como ferramenta para promover essas ações.

Dicas gerais:

O conceito de sustentabilidade está em gerar o menor impacto possível ao meio ambiente em qualquer ação que você fizer.

  • Priorize fornecedores locais, assim você reduz a necessidade de transporte em longas distâncias.
  • Procure fornecedores que tenham preocupação ambiental.
  • Pense em coisas duráveis que sejam utilizadas posteriormente (trajes, lembrancinhas, decoração etc).
  • Evite tudo que for descartável, dê preferência a louças.
  • Envolva os convidados no conceito do casamento. Crie um site do seu casamento e nele estimule-os a também cuidar do meio ambiente.
  • Dê o seu toque pessoal para que o casamento não deixe de ter o jeito de vocês.

(Imagens: Pinterest, Papel Semente, Patrícia Figueira e Adele Wechseler)

♡ Siga o Only Two ♡

 

 

 

 

 

 

 

 

♡ Compartilhe essa inspiração ♡

Sou apaixonada por histórias de amor! Quando organizo um casamento procuro conhecer a história do casal e colocar detalhes dela no contexto do casamento. Acho legal quando os convidados reconhecem o casal e sua história nos detalhes do evento.

Pin It on Pinterest